sexta-feira, 24 de julho de 2009

Nozes de Saponária - Limpezas mais ecológicas

Há uns tempos que uso estas nozes, uso principalmente para limpar os espaços dos meus animais. Antes usava vinagre, mas com as nozes não fica um cheiro desagradável.
Fica aqui um artigo sobre este fruto que retirei, integralmente, do site http://pt.efeitoverde.com/
Através deste site podem inclusivamente comprar as Nozes de Saponária.


As nozes de saponária (sapindus mukorossis) são fruto de uma árvore com o mesmo nome, cultivada principalmente na Índia e no Nepal. A casca das nozes contém uma substância denominada “saponina”, cuja acção é semelhante à do sabão quando entra em contacto com água. Estas nozes são uma alternativa eficaz e ecológica a detergentes, sabões e sabonetes.

As nozes são ainda um produto anti-alérgico, sendo eficazes para lavar roupas de bebés, de pessoas com pele sensível ou que sofrem de alergias ou dermatites.

O uso de nozes de saponária revela-se mais económico do que a utilização dos detergentes convencionais. Além disso, sendo um produto multiusos, evita a compra de tantos detergentes e economiza o espaço de arrumação. Ainda dispensa o amaciador e o abrilhantador, pois a roupa fica macia e a louça brilhante. Mesmo nas roupas mais delicadas as nozes são eficazes, preservando as cores.

As nozes de saponária são ainda ecológicas, não poluem a água nem o ambiente e evitam desperdício de inúmeras embalagens. Este detergente alternativo é ainda 100% biodegradável, pois quando as nozes estiverem secas e escuras (sinal de que toda a saponina já foi retirada) pode usá-las como adubo para as plantas ou juntá-las ao composto.

Como usar para lavar roupa e louça?

Em vez de usar o detergente habitual, colocam-se cerca de 20g de nozes num saquinho de algodão ou dentro de uma meia ou peúga e coloca-se no tambor da máquina junto com a roupa (não necessita usar amaciador). À semelhança do que acontece com os detergentes convencionais nódoas difíceis exigem um tratamento adicional.Como o cheiro da roupa lavada com estas nozes é praticamente neutro, se preferir a roupa perfumada pode acrescentar algumas (2-3) gotas de óleo essencial no mesmo saquinho onde se colocam as nozes.Para lavar a louça na máquina procede-se do mesmo modo que para a roupa e usando a mesma quantidade. Depois basta colocar o saquinho com as nozes no cesto dos talheres (não necessita de abrilhantador). As mesmas nozes podem ser usadas em cerca de 4 lavagens.


Como usar para outras aplicações?

Leve uma panela com um litro de água a ferver. Quando a água levantar fervura junte 50g de nozes de saponária. Deixe ferver mais 2 minutos e desligue. Assim que arrefecer a mistura, coe, e use como champô para animais (deixa o pêlo macio e liberta os parasitas), detergente lava-tudo (devido às propriedades bactericidas e fungicidas da saponina), limpa-vidros, líquido para lavar a louça manualmente, detergente para o automóvel, sabonete líquido, repelente de parasitas, vermes e insectos das plantas e limpa jóias.Esta mistura pode ser usada durante cerca de 2-3 semanas. Se quiser que a mistura fique mais perfumada junte à fervura uma ou duas espécies de plantas aromáticas (por exemplo salva, alecrim, hortelã).As nozes fervidas podem ser usadas para mais 3 lavagens na máquina de lavar roupa ou louça, ou para voltar a ferver.

Sem comentários:

Enviar um comentário