domingo, 8 de novembro de 2009

O regresso ao Passado em Pompeia

Antes de entrar na zona antiga de Pompeia o guia disse-nos para nos prepararmos para regressar ao passado. É esse o sentimento de quem entra em Pompeia!
Reconheço o valor da História, mas nunca foi área que me atraísse. No entanto, em Pompeia, até eu fiquei apaixonada!
Antes das fotografias vou revelar um pouco do que aprendi no dia:

Pompeia ficava próxima do mar e tinha um porto onde atracavam os barcos. Era, por isso, uma passagem de muitas pessoas com línguas diferentes o que tornava necessário o uso de imagens para comunicar.
Uma erupção do Vesúvio em 79 d.C. cobriu Pompeia com a sua lava. De seguida, a camada de cinza e pedras criaram uma outra camada.
Morreram muitas pessoas e animais sufocadas pelas cinzas. Algumas pessoas foram encontradas abraçadas e sentadas à mesa.


A entrada pelo mar (agora o mar fica a alguns quilómetros de distância)


A arena onde os Gladiadores lutavam


Uma das ruas de Pompeia


Uma cama numa casa de prostituição (colocavam um colchão fofinho...)


Este quadro não era para ir aquecendo os ânimos!
Curiosamente, fazia parte do menu. Como nem todos falavam a mesma lingua, os homens só tinham de apontar para o quadro que queriam e escolhiam o tipo de "brincadeiras" pretendidas



Esta é a parte mais triste de Pompeia. Os corpos das pessoas que morreram.
Ao contrário do que muitos pensam, o que vemos não são estátuas nem pessoas mumificadas. Segundo o nosso guia, quando os corpos das pessoas soterradas se decompuseram, ficou um buraco no seu lugar. Os arqueólogos cobriram esses buracos com uma massa e por isso é possível ver ao pormenor, a posição das pessoas e animais que faleceram pela falta de ar.

Um cão em clara posição de agonia

Um menino a tapar a boca para se proteger das cinzas

Sem comentários:

Enviar um comentário